Ferramentas para auxiliá-los na Gestão de seus negócios

benchmarkingTodos nós sabemos da importância de conhecer o mercado em que atuamos para poder manter a empresa competitiva e atuante no mercado, porém, nem todas as empresas estudam o mercado externo, o que é um grande erro, pois se você não conhece a concorrência e o mercado, dificilmente saberá como a sua empresa está posicionada e se realmente está inserida nesse mercado.

Uma das ferramentas utilizadas pelas empresas que estão buscando sempre o topo do ranking no mercado é o Benchmarking. Esse termo tem sua origem em expressão inglesa, mais especificamente utilizada na topografia, e foi introduzido no mundo corporativo pela XEROX, que o definiu como: “o processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como líderes da indústria” (Nunes 2008), ou seja, é uma ferramenta que visa aprendermos por intermédio de análise de outras empresas bem posicionadas no mercado, e também por meio dos pensamentos sistêmicos das mesmas, dessa forma você verá se sua empresa está no caminho certo.

Mais que uma ferramenta, o benchmarking é a oportunidade de analisar como a sua empresa está se comportando no mercado.

Para a implantação com sucesso dessa ferramenta, é necessário conhecer as etapas do processo de implantação, que são:

Planejamento: Para iniciar o processo, o empresário deve identificar qual área da sua empresa deve ser trabalhada primeiro, definir quais atividades são mais importantes dentro do processo de sua organização, e considerar qual o impacto positivo trará a empresa em curto, médio e longo prazo.

Coleta de dados: Nessa etapa, o empresário deverá buscar o maior número de informações possíveis sobre as empresas que atuam no mesmo ramo e são conhecidas por estar no topo do ranking, ele deve fazer isso por meio de revistas especializadas, jornais, internet, parcerias, publicações em revistas relevantes, lembrando que isso deve ser feito com muita ética, pois você está se espalhando nas empresas pesquisadas e não querendo derrubá-las.

Análise e comparações: Após a coleta dos dados, é necessário analisar o formato e o que as empresas utilizadas como benchmarking estão fazendo para atingir a excelência apresentada, e em seguida comparar com seu formato sistêmico e gerencial.

Elaboração e implementação do plano de mudança: Esse é o momento crucial para o sucesso da empresa, pois nessa etapa é elaborado e implementado o plano de mudança, ou seja, é o momento de aplicar a sua empresa o que você estudou referente as empresas pesquisadas, para isso é necessário mostrar aos seus colaboradores a importância dessa mudança e motivá-los a seguir nesse processo de melhoria, essa ferramenta bem utilizada pode fazer com que ao longo do tempo a sua empresa passe a servir como referência para as demais.

Sucesso a todos!!!

Deixe uma resposta